O cenário rural da Fazenda São Francisco, na cidade de Prata, no Cariri paraibano, foi palco de um encontro memorável nesta quarta-feira (08). O poeta Zé de Cazuza, conhecido nacionalmente como o “Homem Gravador” e recentemente agraciado com a honraria de Doutor Honoris Causa, concedida pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), recebeu em sua residência o renomado compositor Renato Teixeira, um dos maiores nomes da música sertaneja rural brasileira, autor de clássicos como “Tocando em Frente”, “Romaria”, “O Menino da Porteira”, e “Comitiva Esperança”.
A tarde foi marcada por muito encantamento e poesia. Ao lado de Renato Teixeira, também estavam o poeta Jessier Quirino, e o cantor Paulo Matricó. Juntos, os poetas e músicos discutiram sobre o papel da arte na cultura regional e nacional.
Zé de Cazuza, além de apresentar seu próprio trabalho, teve a oportunidade de mostrar a seus convidados o talento de sua família. O poeta caririzeiro apresentou seus filhos, como a dupla Luis Homero e Miguel Marcondes, que formam a banda Vates e Violas. Também estavam presentes o cantor de forró pé-de-serra, Antenor Cazuza, e o apresentador de festivais de viola e profundo conhecedor da poesia, Felisardo Moura.
Renato Teixeira, sempre com um olhar carinhoso para a simplicidade e a sabedoria do sertão, comentou sobre a importância da poesia e da música popular brasileira.
“O sertão e suas raízes sempre foram fontes inesgotáveis de inspiração para nós, artistas. É um privilégio estar aqui, trocando ideias com Zé de Cazuza e tantos outros poetas e músicos que valorizam a cultura do nosso Brasil profundo,” declarou o artista sobre o encontro.
Comentários