Destaques

Eleições: 5.569 municípios elegem prefeitos e vereadores. Entenda

    0

    O primeiro turno das eleições municipais de 2024 está marcado para 6 de outubro, data em que os eleitores irão às urnas para escolherem os próximos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.

    Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), há 155.912.680 eleitores aptos a votar nas eleições municipais, sendo a maioria do eleitorado composto por mulheres.

    As eleições municipais irão ocorrer em 5.569 municípios espalhados pelo Brasil. Uma novidade para o pleito deste ano é a participação de Esperança do Norte, em Mato Grosso, que se tornou município após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), em outubro de 2023, e que conta com 4.243 votantes.

    Apesar da eleição afetar todo o Brasil, os eleitores do Distrito Federal e de Fernando de Noronha (PE) não irão participar do pleito deste ano, por não contar com representantes municipais.

    Data das eleições

    • Primeiro turno: 6 de outubro;
    • Segundo turno: 27 de outubro;
    • Propaganda eleitoral gratuito em TV e rádio: de 30 de agosto a 3 de outubro;
    • Justificativa eleitoral: 5 de dezembro para o primeiro turno, e 7 de janeiro para o segundo turno.

    Eleições municipais

    Os candidatos às eleições de 2024 tiveram até 15 de agosto para registrarem a candidatura junto à Justiça Eleitoral. Conforme dados do TSE, foram registradas 457.820 candidaturas, sendo que 30.893 já foram julgadas pela Corte Eleitoral.

    No geral, os candidatos inscritos na Justiça Eleitoral são homens, negros, heterossexuais, empresários, casados, com ensino médio completo e com idade entre 40 e 49 anos.

    O maior eleitorado do Brasil está presente na região Sudeste, com 66.906.335 eleitores, seguido pelo Nordeste, com 43.302.692, e Sul, com 22.969.108.

    Neste ano, São Paulo continua com o maior colégio eleitoral, com 34.403.609 eleitores. A cada cinco votantes do Brasil, pelo menos um mora em São Paulo. A capital paulista, por exemplo, concentra 9,3 milhões de eleitores.

    paraibadagente

    Deolane Bezerra, presa em PE por lavagem de dinheiro e jogos ilegais, mora em SP, é advogada, influencer e viúva de MC Kevin

    Post anterior

    Mulher implora para ladrão não levar celular: “Meu pai está pagando”

    Próximo post

    Veja também

    Comentários

    Comentar

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em Destaques