São Paulo – Pessoas em situação de rua tiveram uma surpresa nesta quarta-feira (10/7), no Largo Paissandu, na região central de São Paulo. Para celebrar o Dia Nacional da Pizza, a associação das pizzarias (Apubra) preparou 3.000 unidades para distribuir gratuitamente a quem passou pelo local.
Grupo de voluntários se dividiu na preparação das “redondas” e, rapidamente, a praça virou uma linha de produção.
Ajustes daqui e dali, um pouco de paciência e não demorou muito para os fornos a gás começarem a assar as 3.000 pizzas.
Os primeiros a receber os alimentos foram um filho, Alexandre Henrique, carregando a mãe em uma cadeira de rodas. Há oito anos em situação de rua, ele agradeceu e saiu rapidamente do local.
“É muito importante, porque nós somos muito discriminados. E uma pizza é uma pizza, né?”, afirmou.
As pizzas foram aprovadas por quem as recebeu. “Eu estava havia oito anos em situação de rua, mas agora , graças a Deus, estou me reestruturando. “É muito importante, porque nós somos muito discriminados. E uma pizza é uma pizza, né?””, disse Ricardo Vinícius de Lima, 31 anos.
Renan Correia dos Santos está há três meses em situação de rua e a pizza foi uma variação bem-vinda na sua alimentação nesta quarta. “É maravilhoso, cara. Uma situação esporádica, algo que não se tem sempre. É um projeto exemplar”, disse. “Às vezes, a gente tem vontade de comer algo diferente e não tem condições, tem que pedir nos lugares, passa certas frustrações”, afirmou.
Por volta das 19h30, uma voluntária contou 600 pessoas ainda na fila, que não parava de crescer.
Presidente da Apubra, Leandro Goulart disse que a ideia surgiu no ano passado, com a distribuição de 500 pizzas no Brás. Agora em 2024, há um mês da celebração do Dia Nacional da Pizza, começou a organizar uma versão turbinada, em parceria com o projeto Banho Solidário, que oferece ações de higiene e cuidados pessoais para quem está na rua. “A gente conseguiu fazer muito maior”, disse.
COM INFORMAÇÕES METRÓPOLES