O Ministério Público Federal (MPF) denunciou o proprietário da empresa de segurança FSEG Curso em Formação de Vigilantes, localizada em Patos (PB), por emitir documentos falsos, especialmente laudos psicológicos, em processos administrativos da Polícia Federal (PF). A fraude resultou na homologação indevida da formação de 234 vigilantes entre os anos de 2021 e 2023.
O esquema criminoso consistia na utilização de laudos psicotécnicos de outras pessoas como modelo, convertendo-os para imagem e alterando os dados para corresponder aos alunos matriculados na FSEG. Estes documentos adulterados eram então inseridos nos processos administrativos da PF, induzindo a homologação indevida da formação dos vigilantes.
A fraude foi descoberta em agosto de 2022, quando dois alunos da FSEG apresentaram laudos psicológicos emitidos pela empresa para solicitar o Cadastro de Registro para Porte de Arma. No entanto, os laudos foram considerados ilegíveis pela PF, levando à investigação do caso.
Durante a investigação, a Polícia Federal identificou 234 laudos psicológicos falsos emitidos pela FSEG e apreendeu celulares dos envolvidos, onde foram encontrados fragmentos de imagens utilizadas para fraudar os documentos. As provas coletadas durante a Operação Apáte confirmaram a prática criminosa e subsidiaram a denúncia do MPF.
O dono da FSEG confessou a fraude durante interrogatório e poderá responder pelo crime de uso de documento falso, previsto no artigo 304 do Código Penal Brasileiro, cuja pena é reclusão de 1 a 5 anos e multa.
MPF
Portal Paraíba da Gente se retrata sobre matéria veiculada em 19/06/2024 e divulga nota; confira:
O portal WWW.PARAIBADAGENTE.COM.BR vem a público, por meio de seu representante EDVALDO REIS DE FREITAS, esclarecer informações divulgadas na matéria publicada em 19/06/2024, referente à empresa FSEG CURSO EM FORMAÇÃO DE VIGILANTES LIMITADA-ME, localizada em Patos (PB).
Na publicação original, foi afirmado que:
“O MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL (MPF) denunciou o proprietário da empresa de segurança FSEG Curso em Formação de Vigilantes, localizado em Patos (PB), por emitir documentos falsos, especialmente laudos psicológicos, em processos administrativos da Polícia Federal (PF). A fraude na homologação indevida da formação de 234 vigilantes entre os anos de 2021 e 2023.
O esquema criminoso consistia na utilização de laudos psicológicos de outras pessoas como modelo, convertendo-os para imagem e alterando os dados para corresponder aos alunos matriculados na FSEG. Estes documentos adulterados eram então inseridos nos processos administrativos da PF, induzindo a homologação indevida da formação dos vigilantes”.
No entanto, informamos que não houve denúncia formalizada pelo Ministério Público Federal (MPF) em face dos proprietários da FSEG Curso em Formação de Vigilantes, localizada em Patos (PB), após investigação referente a emissão de documentos falsos, especialmente laudos psicológicos, em processos administrativos da Polícia Federal (PF), para homologação da formação de vigilantes, entre os anos de 2021 e 2023.
O portal WWW.PARAIBADAGENTE.COM.BR reafirma o erro na veiculação da informação e se retrata publicamente, reafirmando o compromisso com a veracidade e o rigor jornalístico. Pedimos desculpas pelo equívoco e agradecemos a compreensão de nossos leitores.
Continuaremos buscando sempre a precisão nas informações divulgadas e no cumprimento dos mais altos padrões jornalísticos.