No Result
View All Result
29 de junho de 2025
Paraíba da Gente
  • Início
  • Notícias
  • Política
  • Policial
  • Polêmica
  • Web Rádio
  • Web TV
  • Sobre
  • Contato
  • Login
No Result
View All Result
  • Início
  • Notícias
  • Política
  • Policial
  • Polêmica
  • Web Rádio
  • Web TV
  • Sobre
  • Contato
No Result
View All Result
Paraíba da Gente
No Result
View All Result

Filho após 7 dias à deriva com mãe no RS: “Achei que seria nosso fim”

paraibadagente por paraibadagente
23/05/2024
in Destaques
0
Filho após 7 dias à deriva com mãe no RS: “Achei que seria nosso fim”
399
SHARES
2.3k
VIEWS
WhatsAppFacebook

“Se alguém me falasse que um de nós ia sair vivo, eu diria que era mentira”, contou João Emiliano Salamoni, de 35 anos. Ele, que é cadeirante, e a mãe, Elvira Polippo, de 55 anos, foram arrastados pela água do Rio Taquari por cerca de 15km e, ao todo, ficaram sete dias à deriva.

A família morava em Cruzeiro do Sul (RS), porém, no início de maio, a casa sucumbiu à força das águas da enchente do Rio Taquari e desmoronou. Ao perceber o aumento do nível da água, o pai de João e marido de Elvira os colocou no telhado da residência, que acabou quebrando.

O homem, que era brigadista aposentado, tentou chegar até uma pequena embarcação de um dos vizinhos, mas viu a esposa e o filho serem levados pela correnteza.

“Meu pai nos viu no meio do rio e se apavorou. Ele tentou voltar nadando, só que ele não conseguiu se agarrar ao telhado junto com nós. O pai tentou ir nadando e não conseguiu porque estava muito violenta a água. Perdemos ele”, lembrou durante entrevista no programa Encontro, da TV Globo, na manhã desta quinta-feira (23/5).

“Sonho bastante com aquele rio e com o meu pai”, compartilhou João Emiliano, com a voz embargada.

Mãe e filho à deriva

Mãe e filho ficaram dois dias em cima do que sobrou do telhado. Recém-operado e sem o movimento das pernas, João temia pela vida de Elvira, que o segurava sobre o pedaço de madeira.

“Me solta porque se não tu vai morrer junto comigo” ele disse para Elvira, mas ela retrucou: “Eu não vou deixar tu morrer”. Eles foram levados pela água até uma pilha de entulhos, em Beira do Rio, cidade vizinha de Taquari (RS). João e Elvira ficaram cinco dias no que hoje sabem ser o que sobrou de uma lavoura.

Elvira conseguiu encontrar uma tampa de geladeira e ele se deitou. “Ela também achou umas cinco laranjas, umas seis nozes e um galão de água”, contou o filho de Elvira. E foi assim que sobreviveram.

A cirurgia recente que João havia feito estava com as feridas abertas e começaram a “cheirar”. “Tô começando a me entregar”, ele relembra as palavras que disse para a mãe.

Resgate

João Emiliano e Elvira Polippo foram encontrados por três barqueiros, que, na esperança de encontrar animais sobreviestes, voltaram até a antiga propriedade rural. Eles foram levados ao Hospital São José, em Santa Catarina, onde receberam tratamento médico e psicológico.

João recebeu alta e está na casa de parentes em Lajeado (RS). No pescoço, ele carrega a mensagem, gravada em tinta preta sobre a pele: “Só Deus sabe minha hora”.

Veja o vídeo do momento em que os dois são resgatados:

Leptospirose

Elvira, de 55 anos, entretanto, segue internada. Ela está com leptospirose – doença infecciosa transmitida a partir da exposição direta ou indireta à urina de animais, principalmente ratos – adquirida pelo contato com a água das enchentes.

De acordo com João, Elvira se recupera da doença. “Atacou bastante o fígado. Talvez ela precise de um transplante mais para a frente, mas estão medicando e fazendo o possível por ela”.

Divulgação / Hospital São José de Taquari / CPElvira e João RS
Elvira (de casaco preto) e João (sentado) com a funcionária do hospital, Liliane Pereira, e o médico que os atendeu, João Carlos Dilli

O Rio Grande do Sul tem 29 casos de leptospirose confirmados e registra dois óbitos pela doença. A Secretaria de Saúde do estado contabiliza, ainda, que 389 sobreviventes das inundações estão com suspeita da infecção.

Metrópoles

Previous Post

Polícia do Rio Grande do Norte prende casal em prédio de luxo, na Paraíba

Next Post

Lula diz que tendência é vetar proposta que acaba com isenção de importações de até US$ 50

Next Post
Governo Lula debocha de operação da Polícia Federal contra clã Bolsonaro em postagem: “toc, toc, toc”

Lula diz que tendência é vetar proposta que acaba com isenção de importações de até US$ 50

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Paraíba da Gente

© 2025 Paraíba da gente - Monteiro - PB .

  • Início
  • Sobre
  • Contato

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Início
  • Notícias
  • Política
  • Policial
  • Polêmica
  • Rádio
  • Contato
  • Sobre
  • Login

© 2025 Paraíba da gente - Monteiro - PB .