Imagem ilustrativa
O envelhecimento não deveria ser algo triste, angustiante, e em alguns casos cheio de sofrimento, situações extremas são divulgadas com frequência em todo o país, são caso de abandono e maus tratos, idosos que são abandonados à própria sorte pelos filhos, ou então são vítimas de maus tratos, agredidos, negligenciados com o mínimo, uma alimentação básica e até mesmo falta de assistência a saúde,
Mas se você pensa que situações como essas estão distantes de nossa realidade, é aí que você se engana. Recentemente a redação do Portal Paraíba da Gente recebeu uma denúncia de que uma senhora chora com fome e dores constantemente, e durante grande da parte do dia fica só sem nenhuma assistência dos familiares.
Situações como estas devem chegar as autoridades para que providências sejam tomadas e que os responsáveis sejam punidos na forma da lei. Para que casos desta natureza não se tornem comuns, a população deve contribuir denunciando as autoridades, como polícia militar e ministério público, pois se trata de um crime. No Brasil, conforme o Estatuto do Idoso (Lei 10.741), a violência contra idosos é crime e, portanto, não deve ser encarada como algo normal.
Violência contra idosos
A violência contra idosos pode ser definida como qualquer ato, ou ainda a ausência de uma ação, que cause dano ou incômodo à pessoa idosa. Para ser considerada como violência contra o idoso o ato pode ser único ou repetitivo e deve acontecer em uma relação em que haja expectativa de confiança.
Estão entre os casos mais comuns os abusos psicológicos, abusos financeiros, negligência, abusos físicos e os abusos sexuais.
Se você conhece casos dessa natureza, denuncie, não cruze os braços para omissão.
O caso de maus trataos que chegou até a redação do nosso portal está sendo apurado, podendo ser denunciado a qualquer momento.