RICARDO STUCKERT/PR - 11/09/23
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (1º), quando o Brasil assume a presidência temporária do G20, bloco que reúne as maiores economias do mundo, que o compromisso do grupo é pôr no centro da agenda internacional o combate à fome, à extrema pobreza e à desigualdade.
“Os olhos do mundo estarão voltados para nós. Para o Brasil assumir a presidência do G20, é mais do que uma honra, é um compromisso. Compromisso de colocar o combate à fome, à extrema pobreza e à desigualdade no centro da agenda internacional. Não é possível que tanto dinheiro continue na mão de tão poucas pessoas, e tantas pessoas não terem o dinheiro para comer o mínimo necessário para sua sobrevivência”, disse Lula.
“O compromisso de convencer os países ricos que não existem dois planetas Terra, que é urgente enfrentar com determinação a crise climática. E esse enfrentamento não terá sucesso sem compensação financeira desses países, que, ao longo da história, devastaram o meio ambiente em nome do progresso a qualquer custo. O planeta precisa com urgência de uma transição energética, e o Brasil reúne todas as condições de produzir energia verde de que o mundo precisa”, acrescentou.
Lula ressaltou que outro compromisso brasileiro é por uma nova governança global. “Não é possível que as organizações financeiras, criadas há quase 80 anos, continuem funcionado com os mesmos paradigmas, sem levar em conta as alterações estruturais do século 21. Só teremos um crescimento sustentável de verdade direcionando esforços e recursos em prol da produção, do trabalho e do emprego”, argumentou.























