O gesto de empatia do professor Jailson Fernandes transformou o dia da estudante Érica Silva. Mãe aos 17 anos, ela tem enfrentado dificuldades no retorno à escola. Durante a aula de Língua Portuguesa, Jailson segurou o filho de sete meses da aluna para que ela pudesse estudar de forma mais tranquila. O vídeo viralizou durante a semana no Ceará.
ASSISTA AO VÍDEO!
‘Foi algo bem natural. Quando vi ela com um bebê no colo na mesa dela se mexendo e ela sem conseguir acompanhar, copiar o conteúdo, instintivamente fui até ela e pedi para segurar o bebê e continuei a explicação da aula’, contou ao g1 o professor.
O momento foi gravado em uma escola pública do município de Pires Ferreira, que fica a cerca de 230 quilômetros de Fortaleza. Jailson é pai de uma criança de um ano e explica que esse fator também pesou na hora em que decidiu apoiar a estudante:
‘Eu sei o sacrifício que é para os pais cuidar dos filhos, principalmente para a mulher e especialmente para uma aluna de ensino público, que não tem ainda uma estabilidade financeira, uma base, tem 17 anos. Foi um momento de empatia’, comentou.
O apoio vem de todos os lugares. Érica Silva, mãe do pequeno Pedro, disse que suas amigas também cuidam da criança quando ela precisa copiar algo em seu caderno ou realizar outra atividade.
‘No momento em que o professor pediu para segurar o meu filho, eu me senti acolhida, feliz’, relembrou.
Neste novo momento da vida, é preciso dar aquele ‘jeitinho’ para conciliar todas as responsabilidades — o que é complicado, ela não nega, principalmente agora que a criança está em fase de amamentação.
“Tem sido um pouco difícil. Meu filho às vezes fica zangadinho e não consigo prestar atenção. Minha amiga me ajuda. Às vezes saio para dar uma voltinha com ele. Está sendo difícil, mas com a ajuda dos professores e colegas consigo prestar um pouco de atenção”, conta a estudante.
Agora, a adolescente pensa em focar na família e continuar estudando. Ela conta com a ajuda dos pais, sogros e de seu companheiro. O sonho é de, um dia, trabalhar com a área de tecnologia.
Jailson dava aula de redação quando o vídeo foi gravado. O professor de português aproveitou para refletir com o g1 como o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano (Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil) estava, também, resumido naquele vídeo.
‘Tem a experiência de eu ver minha esposa, que além de se dedicar para o trabalho, tem que se dedicar ao nosso filho. Essas mulheres, essas mães, tem todo um trabalho não valorizado, invisível aos olhos da população. É importante a gente refletir sobre isso. Essa é a maternidade real, sem romantizar’, debateu Jailson Fernandes.
PARAÍBA DA GENTE COM G1