Policiais militares salvaram um menino de 2 anos que foi picado por um escorpião, nesta quarta-feira (30), em São José da Lapa, na Grande BH. A criança foi socorrida por uma viatura, às pressas, para o Hospital João XXIII, na Região Centro-Sul da capital.
A unidade é referência no atendimento a vítimas de acidentes com animais peçonhentos. De acordo com a equipe médica, a rapidez foi essencial para que o garoto sobrevivesse.
Segundo a Polícia Militar (PM), a avó do menino foi até um batalhão e pediu ajuda para socorrê-lo. Ela disse que o neto estava brincando no quintal de casa, quando foi picado na mão.
Imediatamente, os policiais foram até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Vespasiano, mas o soro antiescorpiônico estava em falta no local. A viatura, então, partiu rapidamente para Belo Horizonte, a 30 quilômetros de distância.
Durante o trajeto, a criança chegou a vomitar e perder a consciência. Para agilizar o socorro, o Centro de Operações da PM (Copom) fez contato com a coordenação do hospital e deixou uma ambulância de prontidão, devido ao trânsito intenso, caso fosse necessário.
No entanto, a viatura conseguiu chegar em tempo hábil para a criança ser socorrida com vida.
“Tenho a agradecer o socorro que esses dois anjos, sargento José Reis e cabo Davi Joaquim, deram para nós, de ter socorrido o meu neto. Graças a Deus, a destreza no volante e rapidez, principalmente, com que a gente chegou no hospital salvaram a vida dele”, disse Advane Cláudia de Souza, avó da criança.
O menino foi encaminhado para o Centro de Terapia Intensiva (CTI), onde recebeu o soro e segue em observação, respondendo bem ao tratamento. O estado de saúde dele é considerado estável.
PARAÍBA DA GENTE COM G1