Nesta quarta-feira (21), a Polícia Civil prendeu um pastor de 34 anos suspeito de abusar sexualmente de vários adolescentes em Belo Horizonte.
Moisés Barbosa Ferreira Costa, é conhecido publicamente por combater a exploração sexual de menores de idade. Segundo as investigações, o religioso estaria recrutando suas vítimas na Igreja Batista Unidade e Fé, no bairro Sagrada Família, na região Leste de Belo Horizonte, onde ele atuava.
O secretário do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA), Edson de Oliveira Cunha, tinha fama de intocável.
“Todos que integram a rede [do conselho] estão indignados. Ele era alguém acima de qualquer suspeita”, afirma Edson.
A investigação começou após uma vítima, atualmente com 23 anos, procurar a Polícia Civil. Segundo a delegada Thais Degani, essa vítima foi atraída pelo pastor enquanto ainda era menor de idade.
“Na ocasião, dois jovens com mais de 18 anos nos procuraram para denunciar o pastor. Eles disseram que Moisés abusou deles desde que ambos tinham 13 anos. Esse cidadão era responsável por um projeto social chamado Circo Belô, que atendia os garotos, e oferecia oficinas circenses em uma fundação cultural no bairro Sagrada Família”.
Ainda segundo as investigações, o pastor atraía as vítimas convidando os menores e os pais deles para conhecer a igreja e o projeto de circo que era mantido pelo templo.
Após eles se interessarem pelo trabalho circense, o pastor passava a conviver com os adolescentes e aproveitava a intimidade para cometer os abusos.
O religioso também exerceu a função de coordenador do Fórum Interinstitucional de Enfrentamento à Violência Doméstica, Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes (Fevca-MG), além de ser professor da rede municipal de ensino em BH.
As autoridades afirmam que o suspeito agia dessa forma há mais de dez anos, e a delegada acredita que a existência de outras vítimas possa vir à tona com o passar das investigações.
Comentários