No Result
View All Result
5 de novembro de 2025
Paraíba da Gente
  • Início
  • Notícias
  • Política
  • Policial
  • Polêmica
  • Web Rádio
  • Web TV
  • Sobre
  • Contato
  • Login
No Result
View All Result
  • Início
  • Notícias
  • Política
  • Policial
  • Polêmica
  • Web Rádio
  • Web TV
  • Sobre
  • Contato
No Result
View All Result
Paraíba da Gente
No Result
View All Result

Novo teto de juros do consignado do INSS deve ficar abaixo de 2%, diz Rui Costa

paraibadagente por paraibadagente
21/03/2023
in Destaques
0
Novo teto de juros do consignado do INSS deve ficar abaixo de 2%, diz Rui Costa
399
SHARES
2.3k
VIEWS
WhatsAppFacebook

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, disse nesta segunda-feira que o teto da taxa de juros do empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do INSS deve ficar abaixo de 2% por mês.

— Todos nós vamos buscar, ouvindo o mercado, um número que seja inferior a 2,14%, que era o que os bancos estavam praticamente e será 1,7%. Porque o próprio Banco do Brasil e a Caixa dizem que essa taxa não é rentável — disse, em entrevista à Globo News.

Perguntado se a taxa poderia ficar em 2%, ele respondeu:

— Um pouco menos que isso.

  • O teto de juros foi reduzido de 2,14% ao mês para 1,7% ao mês a pedido do ministro da Previdência, Carlos Lupi, na semana passada, mas sem o aval do Ministério da Fazenda.
  • Após o corte, a maioria dos bancos cancelou temporariamente a oferta de crédito consignado para aposentados.
  • Bancos e governo tentam agora encontrar uma solução para a retomada desses financiamentos.
  • Costa disse também que quer discutir com os bancos o crédito rotativo, que tem taxas acima de 400% ao ano. O ministro disse que muitos idosos são levados a assinar empréstimos

— Isso está prejudicando muito os aposentados, comprometendo a sobrevivência das pessoas.

Ele questionou o vazamento ilegal de dados e assédio de bancos e financeiras sobre aposentados.

— É preciso que o governo adote medidas protetivas e regulatórias — afirmou. — Existe muitas vezes informação privilegiada. A pessoa se aposenta de manhã e de tarde está recebendo ligação.

Empréstimos suspensos
A redução no teto na modalidade, de 2,14% para 1,7% ao mês, foi patrocinada pelo ministro da Previdência, Carlos Lupi, no Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), no início da semana passada. O corte foi aprovado sem aval da equipe econômica e sem acordo com os bancos, o que levou a suspensão da linha por várias instituições financeiras, inclusive os bancos públicos.

Assim que a novo teto for definido entre governo e representantes dos bancos, Lupi convocará novamente o Conselho para regulamentar a taxa, o que deverá ocorrer somente na próxima semana.

Dos 39 bancos que ofereciam crédito consignado antes da redução do teto de juros, 19 instituições já praticavam taxas abaixo de 2% ao mês, segundo dados do Banco Central. E 11 bancos ofereciam juros inferiores a 1,9% ao mês. Apenas quatro instituições praticavam taxa inferior a 1,7% ao mês, que era o teto que o ministro da Previdência quis impor.

Veja, abaixo as taxas mais baixas praticadas, segundo o levantamento mais recente do BC, entre os dias 1º e 7 de março:

  • CCB Brasil – 1,29%
  • BRB – 1,64%
  • Cetelem – 1,64%
  • Sicoob – 1,65%
  • Sicredi – 1,72%
  • Banco Bari – 1,76%
  • Alfa – 1,80%
  • Banco Inter – 1,82%
  • Industrial do Brasil – 1,83%
  • Caixa Econômica Federal – 1,86%
  • Crefisa – 1,88%
  • Banco da Amazônia – 1,90%
  • Prati-CFI – 1,91%
  • Bradesco Financ. – 1,91%
  • Inbursa – 1,93%
  • Paraná – 1,94%
  • Banestes – 1,95%
  • Banco do Brasil – 1,96%
  • Banco do Estado do RS -1,99%
Previous Post

INFORME PUBLICITÁRIO: Programa Renda Básica Sumé cadastra novos comerciantes

Next Post

Na cadeia, Lula diz que pensava em “f… o Moro” e “se vingar” do ex-ministro de Bolsonaro

Next Post
Lula avalia reajustar faixa de isenção do IR para quem ganha até 2 salários mínimos

Na cadeia, Lula diz que pensava em “f… o Moro” e “se vingar” do ex-ministro de Bolsonaro

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Paraíba da Gente

© 2025 Paraíba da gente - Monteiro - PB .

  • Início
  • Sobre
  • Contato

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Início
  • Notícias
  • Política
  • Policial
  • Polêmica
  • Rádio
  • Contato
  • Sobre
  • Login

© 2025 Paraíba da gente - Monteiro - PB .