A viagem do pré-candidato a Presidência da República Lula ao Nordeste deve incluir visita a trechos da transposição do rio São Francisco como forma de reforçar a paternidade da obra. O presidente Jair Bolsonaro vem tentando se apropriar da obra, por finalizar alguns trechos que estavam incompletos. A informação foi publicada pela coluna Painel da Folha de S.Paulo.
De acordo com a publicação, estrategistas afirmam que os únicos trunfos de Bolsonaro para tentar reduzir um pouco a distância para Lula na região são a transposição e o Auxílio Brasil.
Por sua vez, o PT lembra que os governos do partido foram responsáveis por realizar 88% da transposição e que Bolsonaro completou apenas os 2,5% finais.
A viagem de Lula está prevista para a segunda metade de julho. O pré-candidato deve passar por Pernambuco, Paraíba e Piauí. Já nesta semana ele deve ir ao Rio Grande do Norte, Alagoas e Sergipe.
Segundo a publicação, o presidenciável também planeja uma visita à Amazônia, que está em evidência devido ao desaparecimento do indigenista Bruno Pereira e do Jornalista britânico Dom Phillips.
Comentários