A Paraíba tem mais de 60 municípios com risco de epidemia de dengue, zika e chikungunya, segundo alertou a secretária de Saúde do Estado, Renata Nóbrega, no programa “Fala Governador”.
Nos locais inspecionados no primeiro Levantamento do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) de 2022, os focos do mosquito foram encontrados nos domicílios, sobretudo nos reservatórios de água ao nível de solo para armazenamento doméstico.
Os demais foram pequenos depósitos móveis como vasos e garrafas; caixas d’água elevadas; depósitos como calhas e lajes; pneus; lixo e materiais descartáveis; tronco de árvores, ocos de pedras, bromélias e outros naturais.
Até o momento, três óbitos foram descartados e um óbito foi confirmado por chikungunya no município de Queimadas, na região metropolitana de Campina Grande.
Portal Diário
Comentários