Destaques

Em 3 anos, Bolsonaro cumpriu 24,5% das promessas de campanha. Confira

0
O presidente Jair Bolsonaro durante solenidade de Ação de Graças, no Palácio do Planalto.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) completará no sábado (1º/1) três anos no cargo e, nesse período, cumpriu apenas 24,5% das promessas de campanha, conforme indica levantamento do Metrópoles. A análise foi efetuada com base no programa de governo apresentado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 2018, pelo então candidato.

A reportagem analisou 53 propostas anunciadas por Bolsonaro nas mais de 80 páginas do programa batizado de Projeto Fênix . Desse total, 20 (ou 37,7%) não saíram do papel e outras 20 foram parcialmente cumpridas ou estão em andamento.

Em áreas consideradas importantes pelo governo, como economia e segurança pública, a taxa de promessas não cumpridas foi ainda maior: de 45,4% e 53,8%, respectivamente.

“O que o governo Bolsonaro fez na segurança foi deixar a roda rodando e se beneficiar das medidas implementadas em gestões anteriores. Em paralelo, Bolsonaro foi à formatura de policiais, investiu pesado nas políticas de armamento, na conquista da base eleitoral”, relata o presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), Renato Sérgio de Lima, ao Metrópoles.

“Um governo que prometeu muito, fez pouco, mas, ainda assim, fica parcialmente bem na foto, pois consegue fazer a imagem do ‘amigo dos policiais’”, resume o especialista.

“Houve uma promessa de inflação baixa, de juros baixos e de geração de emprego, mas nada disso aconteceu. As promessas de privatização não aconteceram, com exceção da Eletrobras. Tudo isso traz o aumento da desconfiança e tira as expectativas do empresário, do consumidor e dos investidores no Brasil”, avalia o economista Ciro de Avelar.

Para realizar a análise, o Metrópoles consultou especialistas em diversas áreas, conferiu legislações e releases publicados e instou o próprio governo federal a se manifestar.

 

Edvaldo

MaisTrabalho: Efraim encerra o ano destinando recursos para Saúde e Infraestrutura

Previous article

Gkay diz que vendeu presentes para pagar Farofa, mas ainda está com dívida e pede Pix

Next article

Veja também

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in Destaques