Monteiro comemora a ascensão de mais um filho da terra em âmbito nacional. O procurador do Trabalho e presidente da Associação Nacional dos Procuradores e das Procuradoras do Trabalho (ANPT) nos biênios 2016-2018 e 2018-2020, Ângelo Fabiano Farias da Costa, foi empossado como conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), na vaga reservada ao Ministério Público do Trabalho, nesta terça-feira (14). A cerimônia foi presidida pelo Procurador Geral da República, Augusto Aras, quem o empossou.
Filho de Valdelice, e neto de Manoel Nascimento, dois monteirenses. Dr. Ângelo Fabiano, é filho de Dr. Lúcio Costa (in memoriam), um dos primeiros advogados da região, defensor público na cidade por mais de 15 anos e que, até seu falecimento dedicou sua vida e suor à cidade de Monteiro por praticamente 50 anos, gerando emprego e renda na Fazenda Terra do Sol, hoje pioneira na produção e comercialização de Camarão.
Dr. Ângelo Fabiano, nasceu em Recife por ser um centro de saúde bem maior à época, mas logo voltou, ainda recém nascido, a morar em Monteiro na Fazenda Terra do Sol.
Estudou no Colégio Lourdinas, onde aprendeu a ler. Tempo depois foi morar em João Pessoa, onde concluiu o ensino médio e a faculdade de direito na UFPB, nunca esquecendo suas origens, sempre visitando seus familiares, amigos de infância e da juventude.
Ainda jovem ocupou vários cargos públicos, como o de Oficial da Justiça Federal do Tribunal Regional Federal da 5 Região. Hoje é Procurador do Trabalho na cidade de Brasília, tendo sido recentemente presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho
e Coordenador da Frentas que envolve todos os membros do Judiciário e do Ministério Público do Brasil.
Nessa terça-feira (14), Dr. Ângelo Fabiano, tomou posse como Conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (cargo com status de Ministro do STF).
A cerimônia aconteceu em Brasília após aprovação do seu nome pelo Senado Federal e nomeação pelo Presidente da República.
Além do representante do MPT, o presidente do CNMP, Augusto Aras, empossou os conselheiros Antonio Edílio Magalhães Teixeira (Ministério Público Federal), Paulo Cezar Passos (Ministério Público Estadual) e Daniel Carnio Costa (Superior Tribunal de Justiça). Rinaldo Reis e Oswaldo D’Albuquerque, representantes dos Ministérios Públicos Estaduais, foram reconduzidos.
Diversas autoridades prestigiaram o evento, como o procurador-geral do Trabalho, José de Lima Ramos Pereira, o Corregedor-Geral do MPT, Jeferson Luiz Pereira Coelho, e o procurador regional do Trabalho Sebastião Vieira Caixeta, que ocupava o assento do MPT no CNMP, agora substituído por Dr. Angelo.
Comentários