Destaques

Surto de Influenza no Rio está perto de se tornar epidemia, dizem especialistas

0

Em meio ao aumento do número de casos de Influenza A que ocorre no Rio de Janeiro, especialistas entendem que a situação de surto no município está a caminho se de tornar uma epidemia. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, já foram registrados 23 mil casos na capital do estado nas últimas quatro semanas.

Desde então, a procura de pacientes por atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) aumentou mais de 400% na rede situada no município, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde. O surto de Influenza A ocorre em um momento inesperado pelos pesquisadores da saúde: o vírus costuma se disseminar durante o inverno.

Para o epidemiologista Diego Xavier, do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT/Fiocruz), o cenário atual já reúne condições para ser definido como de uma epidemia.

“Podemos dizer que já está ocorrendo uma epidemia, porque acontece fora do período esperado, dura mais de duas semanas e o fenômeno está espalhado por toda a cidade. Como ficamos isolados, alguns vírus não se disseminaram tanto na população e, quando a gente retorna, há um contato maior com esses vírus que ficaram represados. O importante é testar mais, para saber se não há casos de Covid-19 leve, porque os sintomas se confundem”, avalia.

Ex-diretor da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), o médico sanitarista Hermano Castro concorda parcialmente com a percepção de Xavier, mas entende que ainda não há uma epidemia em curso por conta da dimensão territorial do fenômeno, concentrado na capital. Segundo ele, a evolução do fenômeno precisa ser acompanhada com atenção nas próximas semanas, para avaliar o potencial de expansão e a direção de um eventual alastramento.

Edvaldo

Papa diz que pecados sexuais fora do casamento “não são tão graves”

Previous article

Brasília: Efraim Filho recebe homenagem do Ranking dos Políticos 2021

Next article

Veja também

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Destaques