Uma nova pesquisa do Pew Research Center, que analisa a reação das pessoas ao sofrimento durante a pandemia, mostrou que poucos americanos culpam Deus quando coisas ruins acontecem em suas vidas.
Contando com a participação de 6.485 americanos adultos, a pesquisa revela que os americanos em geral têm uma forte crença em Deus e que a crença parece estar inabalável em meio a dificuldades e sofrimentos, como o ocorrido com o vírus COVID-19.
Muitos americanos colocam certa culpa pelo sofrimento que ocorre no mundo em indivíduos e instituições sociais, 71% dos americanos concordaram que o sofrimento é principalmente uma consequência das próprias ações das pessoas. Enquanto 69% dizem que o sofrimento é principalmente resultado da forma como a sociedade está estruturada.
“As pessoas nos dizem que acham que muito sofrimento faz parte da vida. Muito sofrimento é causado por pessoas ou sistemas que as pessoas criaram”, disse Gregory A. Smith, diretor associado de pesquisa da Pew.
Quando ouvem falar de coisas terríveis acontecendo com as pessoas, a maioria dos americanos disse que se sente grata pelas coisas boas em suas próprias vidas (71%) e triste por aqueles que estão sofrendo (62%). Já 10% disseram que estavam felizes pelo sofrimento dos outros porque mereciam.
Comentários