DESTAQUESNotícias

Fiocruz recomenda passaporte vacinal como importante estratégia para consolidação da redução da pandemia

O mais recente Boletim do Observatório Covid-19 da Fiocruz, divulgado na sexta-feira, defende a adoção do passaporte vacinal como estratégia adequada para a atual fase da pandemia no Brasil.

Os cientistas da Fiocruz apontam o passaporte como importante instrumento para a ampliação da vacinação.

O documento defende a adoção da iniciativa em todo território nacional com fundamento no princípio de saúde pública segundo o qual “a proteção de uns depende da proteção de outros e de que não haverá saúde para alguns se não houver saúde para todos”.

Na visão dos pesquisadores do Observatório, responsáveis pelo boletim quinzenal da covid-19, o ideal é que fossem elaboradas diretrizes em nível nacional sobre o passaporte de vacinas para evitar a judicialização do tema e criar um cenário de instabilidade, comprometendo os ganhos que vêm sendo alcançados com a ampliação da vacinação.

Em outras palavras: os cientistas da Fiocruz acreditam que a redução do impacto da pandemia de modo mais duradouro no país só ocorrerá com a intensificação da vacinação, aliado às práticas de vigilância sanitária, reforço de atenção primária à saúde, além das medidas de cuidados pessoais, como o uso de máscaras e distanciamento social.

O passaporte ajuda muito na ampliação da vacinação para grupos refratários e que se veem impedidos de frequentar bares, restaurantes e agora estádios de futebol, entre outros.

O problema é que muito o Ministério da Saúde certamente não recomendará a adoção do passaporte vacinal e muito menos vai elaborar diretrizes nacionais sobre a medida, o que é profundamente lamentável.

Deste modo, essa que a Fiocruz considera uma importante estratégia para reforço da vacinação deverá ser adotada por Estados e municípios com o risco de ser combatida pelo governo federal. Mas será necessária.

De qualquer forma, o documento da Fiocruz chega em boa hora para respaldar governadores e prefeitos na sistemática de adoção do passaporte vacinal.

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: