Rádio Paraíba da Gente | Clique e Ouça
  • setembro 21, 2019

Senadores da PB votam pela derrubada do decreto das arma

Os senadores aprovaram, por 47 votos a 28, na noite dessa terça-feira (18), a revogação do decreto do presidente Jair Bolsonaro (PSL), que flexibilizou o acesso da população à compra e posse de armas no país. Todos os senadores da bancada paraibana votaram favoráveis à derrubada da proposta do governo Bolsonaro.

A matéria segue agora para análise na Câmara dos Deputados. A maioria dos senadores argumentou que a alteração das regras para o acesso às armas por meio de decreto era inconstitucional e deveria ser feita por projeto de lei.

Na semana passada, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa rejeitou por 15 votos a 9 o relatório do senador Marcos do Val (Cidadania-ES), que era favorável ao decreto presidencial. Após a decisão da comissão, senadores teriam recebidos ameaças e ofensas após se posicionarem contra o decreto.

Ao proclamar o resultado, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), disse que a Casa deu uma demonstração de maturidade política e grandeza no episódio e se solidarizou com os senadores que receberam ameaças “por exercerem o direito de se manifestar” em torno dessa matéria.

“Como presidente sempre farei a defesa desse Poder. Esta é uma oportunidade onde o Senado mostra a sua grandeza. Onde homens e mulheres enfrentaram um debate que eu não sei se foi feito por robôs ou por pessoas”, disse.

Antes da votação da matéria, Alcolumbre disse que determinou à Polícia Legislativa a abertura de investigação sobre as ameaças. O presidente do Senado disponibilizou escolta policial para parlamentares alvos dos ataques.

Edvaldo

Leia o anterior

Estudante é expulso da sala ao dizer que existem apenas dois gêneros

Leia o próximo

Lá na frente todos votarão em mim, diz Bolsonaro ao indicar disputa pela reeleição

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: